A EQUIPE

Felipe Viana

Nascido em 1977, desertor da faculdade agronomia 2000-2003. Desde então optou por formação   alternativa   a    acadêmica, principalmente  na área da permacultura, agroecologia, bioconstrução, ecoturismo , biologia da conservação,  junto  diversos Institutos de Permacultura do Brasil, Programa Macacos Urbanos e na sociedade civil organizada. Em paralelo desenvolveu o projeto Econsciência - Espaço de Conservação que há 6 anos é um Instituto com foco de atuação na região extremo sul de Porto Alegre. Em 2008, decidiu retornar a Universidade e optou pela curso de Geografia onde atualmente é formando. Trabalhou com bioconstrução junto ao Grupo Casatierra nos últimos 3 anos e  decidiu focar o seu trabalho da região extremo sul de Porto Alegre.

 

Sempre foi um curioso e desenvolvedor  de técnicas que se enquadram como Tecnologias Sociais, desde transformação de sua  camionete Rural Willys  a óleo de cozinha usado até a construção de uma cisterna de ferrocimento de 60 mil litros. Após todos esses anos trabalhando na área, concluiu, junto com  a sua companheira, que existem diversos produtos simples e funcionais que devem ser mais divulgados para a sociedade. E claro, a paternidade, fez com que muitas mudanças acontecessem em sua vida. 

RENATA PFAU

Nascida em 1981,em Salvador - BA, se criou na cidade de Canoas convivendo desde pequena com ações ambientalmente corretas, pois sua mãe de origem rural e alia pátio a plantios, sempre compostando os resíduos orgânicos da cozinha. Estudou em escolas públicas, passou pelo técnico em informática e no meio do curso decidiu-se pela Biologia, onde encontrou seu propósito de vida, tendo voltado seus estudos para a área da educação e meio ambiente. Concluiu o curso em 2005, trabalhou no Museu da UFRGS e no projeto Tamar – SC.  De 2007 a 2010 atuou como educadora no ensino formal em Sapucaia do Sul. Colaborou na fundação do Instituto Econsciência, onde é atuante até os dias atuais, foi oficineira no Projeto Óleo Legal que visa a reciclagem de óleo de cozinha no bairro Restinga.

 Sempre em busca de cursos extra acadêmicos na educação socioambiental, visando qualificar sua participação no Instituto. Então em 2011 sua percepção de vida começou a mudar mais profundamente, quando soube da gravidez, tornando-se mãe da fofura da Luana, que ainda mama no peito (e muito). Atualmente, além de mãe dedicada, também trabalha na Coordenação de Gestão Ambiental do Palácio Piratini.

Luana Pfau Viana

Nascida em abril de 2012, através de parto não normal (cesariana), pois resolveu por esperar sentada seu nascimento. Usuária de fralda de pano moderna desde então, viciada em mamá da mãe, consumidora de mel, mingau de aveia com leite (sem açúcar) e outros produtos agroecológicos das Feiras de Porto Alegre. Ainda não experimentou açúcar muito menos comeu bala nem outras guloseimas e não tá nem ai pra isso. Feliz por natureza e faceira por opção, adora capoeira, entregar filtro de barro com o pai e nanar no colo da mãe.